Notícias

Alunos do colégio entre os destaques em matemática do Paraná

Unidades Bosque e Mananciais representadas no POTI 2021

28
Jul
2021

 A edição 2021 dos Pólos Olímpicos de Treinamento Intensivo (POTI)/Programa de Formação em Matemática Olímpica conta com a presença dos alunos do Colégio do Bosque Mananciais. Emilly Cavalheiro, do 9º ano da Unidade Mananciais, e os irmãos Breno e Miguel Taques Mussi Endres, da 1ª série do Ensino Médio e do 8º ano da Unidade Bosque, foram convidados a participar do treinamento realizado pelo Departamento de Matemática da Universidade Federal do Paraná (UFPR), porque são medalhistas da Olimpíada Paranaense de Matemática (OPRM). 

     O balanço do 1º semestre foi positivo. “Aprendi conteúdos interessantes e os professores explicam bem”, disse Miguel.. “Gosto muito do aprendizado e dos assuntos abordados”, comentou Emilly. Ela e Miguel foram medalhistas em 2019 da OPRM e participam do POTI desde o ano passado. Em função da pandemia, apenas a aula inaugural de 2020 foi presencial, no Centro Politécnico da UFPR. “Preferia que fosse presencial, mas está dando para aprender bem on-line também”, afirmou Miguel. 

  

   


      Breno está no seu terceiro ano do POTI e chegou a fazer um ano todo (2019) de aulas no Politécnico. “Ótimos professores e conteúdos que auxiliam tanto no colégio, quanto na preparação para as olimpíadas de matemática”, diz o aluno que, por ter sido medalhista de ouro na Olimpíada Brasileira de Matemática (OBMEP), também foi convidado a participar do Programa de Iniciação Científica (PIC) e, pelo segundo ano, faz os dois cursos. As aulas do POTI e do PIC acontecem aos sábados, durante toda a manhã. 

     O professor Marcos Kondageski, coordenador do POTI/UFPR explica que a proposta do projeto é  reunir num só espaço os alunos mais talentosos em matemática, criando um ambiente cooperativo de estímulo ao desenvolvimento intelectual. “O propósito principal do POTI é conduzir os alunos a alcançarem excelência intelectual, através de desafios matemáticos e lógicos. Pretendemos acima de tudo criar um espaço onde alunos talentosos e interessados fortaleçam-se, tornem-se ainda melhores e mais competentes”, contou. 

    Outra grande vantagem do programa é o intercâmbio entre os alunos. "Queremos também que tal excelência seja adquirida pela cooperação e diálogo, e um grande diferencial do programa é o de permitir o intercâmbio entre alunos de diferentes escolas. Isso proporciona um diálogo diverso e criativo, na medida em que os alunos trazem diferentes soluções aos desafios propostos - soluções muitas vezes completamente inesperadas para nós professores", completou Kondageski.”Os alunos podem conhecer a universidade e, na medida do possível, ter uma noção sobre a matemática universitária. Eles também têm a oportunidade de estudar alguns conteúdos não vistos na escola, ou re-estudar aqueles já vistos, mas agora sob uma outra perspectiva”. 

Sobre o POTI - O programa POTI/TOPMAT da UFPR prepara os estudantes para competições como as Olimpíadas Brasileira e Paranaense de Matemática. É voltado para alunos do Fundamental II (sexto ao nono ano) e Ensino Médio, de escolas públicas ou particulares. Os estudantes participam de aulas dinâmicas e são desafiados com problemas matemáticos curiosos e divertidos. Também há atividades extras, como seminários, gincanas e jogos matemáticos.

Durante o mês de julho, os alunos do Fundamental II e do Ensino Médio do colégio vão realizar as provas da OBMEP 2021. Boa sorte a todos!
 

 

 

    Compartilhar no WhatsApp  

Notícias relacionadas

Aluno passa em 1º no Colégio Militar e escolhe o Bosque 03
Fev

Aluno passa em 1º no Colégio Militar e escolhe o Bosque

Ensino forte e virtudes, Capelania e amizades antigas foram fundamentais para a decisão

Alunas se destacam na Olimpíada de Matemática do Poliedro 24
Mai

Alunas se destacam na Olimpíada de Matemática do Poliedro

Provas da segunda fase acontecerão em setembro

Alunos se destacam no Concurso Canguru de Matemática 2021 20
Mai

Alunos se destacam no Concurso Canguru de Matemática 2021

Ao todo, Unidade Bosque teve 16 medalhistas

Mananciais conquista ouro e honra ao Mérito no Concurso Canguru de Matemática 04
Nov

Mananciais conquista ouro e honra ao Mérito no Concurso Canguru de Matemática

Participaram da competição mais de 82 mil estudantes de todo o Brasil