Artigos

DICA DE LEITURA: Promessa é promessa, de Knister

Nossa bibliotecária indica um livro especial para ler com as crianças

06
Out
2023

“A primavera chegará, mesmo que ninguém mais saiba seu nome, nem acredite no calendário, nem possua jardim para recebê-la.”

(Cecília Meireles)

 

Desde o último dia vinte e três de setembro, nenhum de nós pode discordar do cantor Tim Maia, porque é chegada a estação mais bonita, colorida e perfumada do ano.
Este mês, o livro que abordaremos tem o título “Promessa é promessa” e nos conta a história da amizade primaveril entre uma marmota chamada Bruno e um Dente-de-Leão. Eles se conhecem logo que começa a primavera, quando Bruno acorda depois da hibernação do inverno (não é tautológico?). A amizade entre eles passa por diversas surpresas, graças às frequentes mudanças pelas quais a flor passa ao longo do tempo, aumentando cada vez mais o fascínio de Bruno pela sua amiga.
Com o começo do outono, a flor murcha, e a confiança de Bruno na promessa de Dente-de-Leão de que tudo voltaria a ficar bem começa a ficar abalada. Os meses vão passando, chega novamente a hora do longo sono de inverno da marmota e, após acordar, Bruno se depara com uma surpresa incrível.
O livro é uma boa oportunidade para apresentar palavras novas aos pequenos, como hibernação e polinização. Além disso, aborda a esperança e o desprendimento de si mesmo em vista de proporcionar o bem ao próximo.
Além disso, o livro ainda conta belíssimas ilustrações da artista Eve Tharlet.
Ainda na esteira das histórias envolvendo flores e primavera, hoje nossa resenha traz o combo “Leia 1 livro e assista 1 filme sem custo adicional”. rsrs
O livro “Promessa é Promessa” me recordou de uma animação chamada “Horton e o mundo dos Quem!” que certamente está entre os filmes infantis mais bonitos que já vi. No enredo, Horton é um elefante gentil, brincalhão e muito corajoso que faz uma incrível descoberta: numa microscópica partícula de poeira pousada sobre uma flor, vive uma cidade chamada Quemlândia. 
Os Quem, apesar de muito pequenos, são uma civilização organizada e independente – tanto que nem se imaginam minúsculos. Um dia, sem razão aparente, Horton consegue ouvir os murmúrios da Quemlândia e nota que existe vida habitando aquela frágil florzinha. 
Mas, eis o problema, apenas Horton percebe e reconhece isso. É então que começa a saga do elefantinho para proteger aquelas pessoas dos que ainda não compreendem aquelas vidas pequeninas, ou simplesmente não se importam com elas. No filme, em algumas cenas mais emblemáticas, o protagonista repete o mote:
“Pessoa é pessoa, não importa o quão pequena seja”.
Horton mostra que ele é grande e forte não só por seu tamanho físico, mas que ele é do tamanho das suas convicções, e que conhecer a verdade implica amá-la e defendê-la.
É um excelente filme. Bonito, divertido, emocionante e muito propício para enfrentarmos os desafios atuais, representados pela crescente onda de menosprezo que se volta contra a vida das pessoas invisíveis a olho nu, mas não aos do coração!

Elidária Rocha

Bibliotecária do Colégio do Bosque Mananciais

Formada em Biblioteconomia e Gestão pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Para saber mais sobre o acervo da nossa biblioteca converse com a Eli pelo biblioteca@bosquemananciais.org.br

    Compartilhar no WhatsApp