Artigos

DICA DE SAÚDE: Meu filho está com piolho, o que fazer?

Confira o artigo do médico Alexandre Arias

03
Out
2023

Os piolhos são insetos parasitas, responsáveis pela doença chamada pediculose, sendo mais comum em crianças entre 3 e 11 anos de idade. 

O sexo feminino é mais acometido do que o masculino. Ao contrário do que alguns pensam, a pediculose não é um sinal de má higiene. Atinge todos os grupos socioeconômicos. Tem preferência pelo cabelo limpo, não gorduroso e fino. O comprimento do cabelo ou a frequência de escovação não influenciam a presença do piolho, assim como a limpeza da casa ou da escola.

O principal sintoma é a coceira intensa no couro cabeludo, especialmente na região da nuca e atrás da orelha. 

O diagnóstico da pediculose é confirmado pela visualização das lêndeas ou do piolho. As lêndeas são os ovos postos pelas fêmeas. Os piolhos muitas vezes não são encontrados pois ficam caminhando pelo couro cabeludo. 

A transmissão ocorre por contato direto, visto que os piolhos não voam, nem pulam de cabeça em cabeça. Por isso, situações de aglomeração, como escolas e creches facilitam o contágio. Objetos contaminados, como bonés, tiaras, toalhas ou roupas de cama também podem ser fontes de contágio menos comuns. Além do incômodo e arranhaduras gerados pela coçadura, a pediculose pode diminuir o desempenho escolar por dificultar a concentração e levar a distúrbios do sono.

Não existe um produto preventivo, nem repelente para piolhos. O vinagre, comumente usado, não mata o parasita nem seus ovos, mas facilita na remoção das lêndeas ao passar o pente fino. Cortes de cabelo mais curto também não impedem a infecção, apenas tornam mais fácil a retirada das lêndeas e a procura do piolho.

O tratamento se divide em duas etapas: eliminar o parasita adulto e retirar as lêndeas. O parasita adulto pode ser eliminado através do tratamento tópico e sistêmico. Além do tratamento tópico, na maioria das vezes à base de permetrina, recomenda-se passar pente fino para remoção das lêndeas, pois os medicamentos só irão eliminar os piolhos. Se as lêndeas continuarem nos cabelos, a criança voltará com a infestação. A reinfestação é comum e por isso o tratamento simultâneo de todos os acometidos é recomendado.

Aconselha-se lavar em água quente roupas e utensílios pessoais usados nas últimas 48 horas, e se possível, também secá-los com calor. Manter escovas de cabelos submersas em água por 10 minutos parece ser suficiente para matar os piolhos ali presentes.

Outro ponto importante é que não é necessário o afastamento das atividades escolares. O retorno escolar está permitido assim que o tratamento seja realizado.

Sempre que possível procure um profissional de saúde capacitado para prescrever o melhor tratamento e as orientações necessárias.


Alexandre Arias
Médico Pediatra infectologista e intensivista
Consultor em Saúde Escolar do Colégio do Bosque Mananciais
alexandrearias.com.br

    Compartilhar no WhatsApp