Artigos

DICA DE LEITURA: Coleção COMO EU ME SINTO

Nossa bibliotecária indica a coleção escrita por Cornelia Maude Spelman

09
Ago
2023

“Escrevi livros da coleção “Como me sinto…” para ajudar as crianças a nomear, entender e administrar seus sentimentos - e para ajudar seus pais e outros cuidadores, que talvez, como muitos de nós, não receberam muita ajuda, eles próprios, com suas próprias emoções.”

(Spelman, Cornelia Maude)

Nossa resenha deste mês, embora mais breve, apresentará, não apenas um, mas sete livros!

 

Conheci a coleção “Como me sinto…”, da terapeuta Cornelia Maude Spelman, há pouco tempo e gostei muito de todos os livros que a compõem. Neles a autora aborda diversos tipos de emoções pelas quais todos nós somos acometidos, como ciúme, raiva, tristeza, medo e a falta de alguém que amamos muito, mas nem sempre podemos ter por perto. Mas, não só de paixões espinhosas é feita a coleção, há também dois livros dedicados ao cuidado com o próximo e aos momentos que nos fazem sentir bem.

Algumas emoções, mesmo para nós adultos, podem ser muito perturbadoras e nem sempre evitáveis. Não podendo evitá-las, temos que refletir sobre o melhor modo de agir quando elas se apresentam, sem nos deixar agitar como birutas ao vento.

Para as crianças, porém, esse movimento não pode ser realizado sem o correto direcionamento de um adulto. Sem esse amparo, a vivência do curso das emoções pode ser uma experiência aterradora, gerando sentimentos de inadequação e conceitos negativos sobre si mesmas que afetarão sua capacidade de se relacionar. E, mesmo para as maiores, que já conseguem nomear o que estão sentindo, lidar com ciúmes, saudade e medo pode ser muito desafiador,  elas também precisam de uma suave condução para que consigam alinhar esse conhecimento com decisões que as ajudem a se relacionar melhor com o mundo e lidar com as suas próprias frustrações.

É neste sentido que a coleção “Como me sinto…” pode ajudar muito os pais e professores a lidarem de forma satisfatória com as reações das crianças frente a estes dilemas que, em maior ou menor intensidade, nos acompanharão até nossos derradeiros dias, e conduzi-las a adquirir cada vez mais autonomia e tranquilidade diante das vicissitudes da vida.

Os livros contam também com as belíssimas ilustrações da artista Kathy Parkinson, muito afáveis e que conseguem expressar perfeitamente as emoções trabalhadas em cada personagem. Embora ocorram algumas intercorrências com a tradução, não desabonam o valor e utilidade do texto.

Espero que gostem e aproveitem!

 

Elidária Rocha

Bibliotecária do Colégio do Bosque Mananciais

Formada em Biblioteconomia e Gestão pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Para saber mais sobre o acervo da nossa biblioteca converse com a Eli pelo biblioteca@bosquemananciais.org.br

    Compartilhar no WhatsApp