Artigos

DICA DE SAÚDE: Doenças de Inverno

Pediatra Alexandre Arias dá 5 dicas para passar com tranquilidade por esse período

10
Jul
2023

DICA DE SAÚDE

 

Confira 5 dicas valiosas para sobreviver às doenças do inverno

 

Durante o inverno o ar fica mais frio, seco e com mais poluentes, favorecendo a transmissão de vírus e bactérias, triplicando a incidência de doenças respiratórias. As doenças mais comuns são as gripes, rinites e resfriados, mas temos também as otites, sinusites, amigdalites, pneumonias, gastroenterites e as meningites. 

Dica 1 - Roupas de inverno

Como os casacos e os cobertores estavam muito tempo no armário é necessário, antes de usá-los,  lavá-los e secá-los bem para retirar os ácaros, pós e mofos que provocam alergias respiratórias. Se possível é preferível substituir os agasalhos de lã pelos de couro, nylon ou moleton (pois são mais fáceis de limpar e menos alergênicos). 

 

Dica 2 - Transmissão das doenças

Há algumas estratégias para romper com o ciclo de transmissão e prevenir as doenças respiratórias.  Primeiramente, recomenda-se deixar os ambientes bem ventilados, deixando as janelas e portas abertas, ensinar a higiene das mãos com álcool gel e praticar o toalete da tosse (não tossir na mão, mas no braço ou com lenço). Outra recomendação importante é não levar o filho doente ao colégio, pois além de evitar a transmissão de doenças,  recupera-se melhor no ambiente de casa e com os cuidados da família. Sobre a prevenção das doenças, as vacinas ainda são a melhor estratégia. É importante checar com o pediatra se o calendário vacinal está completo. Vacinas contra gripe, covid, pneumonias e meningites estão disponíveis na unidades de saúde ou clínicas privadas, sendo muito importantes na proteção individual e coletiva. 

 

Dica 3 - Hidratação

O inverno pode ser muito seco e, devido a isso, surgem doenças decorrentes do ressecamento das vias aéreas. O aumento da ingestão de água, além de ser o tratamento mais eficaz para a tosse, ajuda também a melhorar os processos imunológicos e de saúde em geral. Se o clima está mais seco, pode-se usar umidificador de ar ou colocar bacias de água para umidificar o ambiente. No entanto, se o clima está mais úmido, sinalizado pela presença do mofo no ambiente, ainda é possível o uso de desumidificador de ar. 

 

Dica 4 -  Melhorar a imunidade

Muitos pais perguntam se existe alguma medicação ou vitamina para aumentar a imunidade, mas ainda não há medicamentos comprovadamente eficazes. Geralmente, as crianças menores de 4 anos de idade tem naturalmente um sistema imunológico mais frágil, sendo comum esse grupo etário ficar mais doente, principalmente no primeiro ano do ingresso escolar. O que podemos fazer é otimizar a imunidade, cuidando do sono, da alimentação e proporcionar a prática de atividade física. Outro ponto essencial é melhorar as condições locais das vias aéreas superiores, tratando os processos alérgicos das vias respiratórias. 

 

Dica 5 - Rinite e bronquite 

Nessa época do ano é muito frequente as crianças terem crises de rinite e/ou asma (bronquite). Muitos pais não sabem reconhecer os sintomas de asma (crises de tosse, falta de ar e chio de peito) e rinite (obstrução e coceira nasais, espirros, corisa e tosse), deixando os filhos sofrer com esses sintomas. Eles podem ter dificuldades com o sono, alimentação e aprendizagem, além de evoluir com otite, sinusite e pneumonias. Geralmente, o tratamento consiste em lavagem nasal com soro fisiológico,  anti-alérgicos e corticoides nasais. Também é muito importante a limpeza do quarto de dormir, assim como retirar cortinas, tapetes, brinquedos de pelúcia e trocar frequentemente a roupa de cama. Converse com o seu pediatra que poderá indicar o melhor tratamento para seu filho.

 

Alexandre Arias
Médico Pediatra infectologista e intensivista
Consultor em Saúde Escolar do Colégio do Bosque Mananciais

    Compartilhar no WhatsApp