Artigos

DICA DE LEITURA: MATILDA, de ROALD DAHL

Leia o artigo da nosso bibliotecária e conheça o universo desse autor incrível

03
Abr
2023


 

Filho de Sofie Hesselberg e Harald Dahl, o autor de Matilda nasceu no País de Gales, em 1916, e teve, na sua própria vida, uma verdadeira aventura.

 

Tendo sido piloto da Royal Air Force durante a Segunda Guerra Mundial, chegou a ficar cego por um curto intervalo de tempo, em razão de um acidente sofrido enquanto realizava um pouso forçado. Foi também nessa época que ele recebeu o título de herói de guerra.

 

Dahl casou-se em 1953 e teve cinco filhos – entre eles Theo Dahl que, como sequela de um atropelamento, foi acometido por uma hidrocefalia. Foi então que Roald e mais dois amigos, o neurocirurgião Kenneth Till e o especialista em engenharia hidráulica de precisão Stanley Wade, desenvolveram a chamada válvula de "Wade-Dahl-Till" (ou WDT), que auxiliava na drenagem do excesso de fluido no cérebro. A condição de saúde de Theo melhorou antes que a válvula estivesse pronta, não tendo sido necessário que ele a utilizasse. O aparelho, no entanto, foi posteriormente aprimorado, tendo sido útil no tratamento de muitas outras crianças.

 

As incursões literárias de Dahl iniciaram-se em 1942, quando ele publicou na revista The Saturday Evening Post um relato das suas experiências na guerra e na queda do avião mencionada anteriormente, daí o título  “Shot Down Over Lebanon” (Abatido sobre o Líbano). Seu primeiro livro publicado foi "The Gremlins", em 1943, o qual foi seguido de muitas outras obras de grande sucesso de sua autoria – como Matilda, A fantástica fábrica de chocolates, O BFG: o bom amigo gigante e O dedo mágico.

 

Roald Dahl faleceu em 1990, aos 74 anos, e atualmente já soma mais de 300 milhões de livros vendidos. Suas obras são frequentemente adaptadas para o cinema e o teatro. O autor contribuiu e segue, mesmo após a sua morte, contribuindo brilhantemente para o enriquecimento literário das nossas crianças.

 

Além disso, fora do universo infantil ele escreveu também contos de horror, que chegaram a receber prêmios na categoria, tendo sido também adaptados para o cinema e a televisão por nomes como Quentin Tarantino e Alfred Hitchcock.

 

Depois de atuar como piloto de caça e inventor da medicina, Dahl agora é também uma ótima dica de leitura para toda a família.

 

Elidária Rocha
Bibliotecária do Colégio do Bosque Mananciais

Formada em Biblioteconomia e Gestão pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Para saber mais sobre o acervo da nossa biblioteca converse com a Eli pelo biblioteca@bosquemananciais.org.br

    Compartilhar no WhatsApp