Artigos

Observadores das Estrelas: Atenção para novidades

Dicas imperdíveis!

10
Jul
2017

 

1) Projeto “Eratóstenes Brasil”: calcule o tamanho de nosso planeta Terra de uma maneira simples, eficaz e socializadora! Trata-se de uma atividade didática que funciona desde 2010 envolvendo várias escolas da América Latina (e Clubes de Astronomia) por meio da observação sistemática da sombra de uma haste vertical. Veja como é fácil participar em:
http://sites.google.com/site/projetoerato/

2) Projeto “Maratona da Via Láctea”: participe em medir o quanto a iluminação pública afeta o céu estrelado de sua cidade! Trata-se de uma atividade simples de observação a olho nu da constelação do Escorpião. Esta atividade foi um sucesso durante o Ano Internacional da Astronomia (2009) e a partir de 2013 a retomamos em todo o território nacional. Participe! Acesse:
http://sites.google.com/site/maratonavialactea/

3) Projeto “Observando Estrelas”: juntamente com seus alunos, observe e registre a olho nu a variação de brilho de uma estrela variável, introduzindo-os à Astronomia Observacional e à metodologia de coleta de dados científicos por meio da observação. Remeta estes dados e seja um “astrônomo-mirim” por compreender a natureza dos céus! Participe:
http://sites.google.com/site/estrelasvariaveis/

4) Projeto “Astrônomo por um Mês”: se você é um professor que trabalha com Astronomia e gostaria de usar um observatório astronômico para realizar algum tipo de estudo sobre um astro ou fenômeno astronômico específico, então chegou a sua chance! Neste projeto, certos observatórios são colocados à sua disposição para que você reúna seus alunos e desenvolva um trabalho de observação sistemática do céu usando os equipamentos “profissionais” durante um mês. Veja como participar em:
http://sites.google.com/site/astronomoporummes/

5) Informativo do Observatório Didático de Astronomia (IODA): periódico mensal destinado aos professores que desejam se atualizar com informações, fenômenos, ações pedagógicas, pesquisas em ensino de Astronomia, e relatos de experiências de docentes que trabalham temas de Astronomia. Consulte mensalmente:
http://sites.google.com/site/iodastronomia/

6) Curso da IAU no Brasil: de 12 A 15 DE AGOSTO DE 2013, ocorrerá o curso NASE - Network for Astronomy School Education (Rede de Ensino de Astronomia na Escola, promovido pela International Astronomical Union - IAU). O principal objetivo do NASE é a formação de professores em exercício, de futuros professores e de pesquisadores sobre Educação em Astronomia, incluindo discussões sobre metodologias de ensino de Astronomia. Local: Observatório Didático de Astronomia da UNESP/Bauru. Informações e inscrições:
http://sites.google.com/site/cursodaiaunobrasil/

23/07/2013

    Compartilhar no WhatsApp