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Virtude do mês de março: ORDEM

Educação Infantil

22
Fev
2022


 

HÁBITO DA ORDEM

Por que algumas crianças se tornam egoístas, oportunistas, desonestas? Qualquer pequeno tem o potencial de se tornar um adulto de caráter e feliz. É só começar desde cedo e da forma correta. A ordem é um dos quatro importantíssimos hábitos básicos da criança, seguido pela alimentação, sono e higiene.

As crianças têm diferentes temperamentos, mas nascem como fitas virgens sem hábitos bons ou maus.

Desde sua chegada ao mundo começam a ser gravados nelas, hábitos e informações. A gravação destes terá grande influência no desenvolvimento do seu caráter. Então, nós pais, precisamos ajudar nossos filhos a que sejam gravados bons conteúdos.


Benefícios para a criança:
    • A ordem é uma virtude que é a base para os demais valores.
    • A ordem não é apenas material, mas também mental e pessoal.
    • Proporciona confiança, segurança, eficácia e aumenta o rendimento no alcance dos objetivos fixados.
As crianças aprendem a classificar as coisas, a maneira de brincar com os vários jogos (as etapas e regras de manipulação), a ordenar e comunicar as idéias de forma lógica, a planejar e administrar seu tempo, a perceber as prioridades nas atividades e na vida.

A ordem pessoal também ajuda a desenvolver outros valores como: higiene pessoal, autodomínio, constância, temperança, equilíbrio, serenidade e caridade.

Quando começar?
    • A educação na ordem começa desde o nascimento da criança. De 0 a 3 anos de idade é o melhor período (período sensitivo) da ordem, ou seja, quando é mais fácil para as crianças adquirirem o hábito da ordem.

    • Elas gostam de ter os brinquedos ordenados e necessitam de uma rotina e estabilidade em seu ambiente. Uma criança de um ano tem uma inclinação natural para guardar as coisas no lugar. Ela gosta de colocar todas as peças de Lego em uma caixa e depois despejar todo o conteúdo para poder recomeçar a guardar.

Como implementar com as crianças?

    I - Desde nascimento:

    • regularidade nas mamadas e refeições,

    • regularidade nas horas de sono,

    • rotinas de higiene pessoal,

    • ordem nos horários e seqüência de atividades,

    • ordem material (casa organizada, mesma cama, mesmo quarto).

    II - Ordem material (quando a criança já engatinhe e/ou ande):

    • cada coisa deve ter um único lugar;

    • a criança deve saber o lugar de cada coisa;

    • proporcionar estantes e armários práticos que a criança possa alcançar;

    • caixas e organizadores para poder guardar e classificar as suas coisas com facilidade de acordo com uma lógica;

    • incentivar que guarde seus brinquedos, sapatos e roupas sozinha;

    • brincar de esconde-esconde com ela, ou seja, que guarde um objeto no seu lugar;

    • reforçar a sua tendência natural de guardar, dando modelos para ela imitar;

    • ensinar a cuidar dos brinquedos e pertences (Exemplo: colar junto com a criança uma folha de um livro que rasgou)


    III - Ordem mental e pessoal:

    • determinar sequências de atividades: antes de comer lavar as mãos, depois escovar os dentes, guardar um brinquedo antes de pegar outro, antes de dormir ler uma história, canção, rezar, etc.

    • ter uma rotina com horários bem estabelecidos como a hora de despertar/levantar de manhã, o almoço, a lição de casa, os esportes, o banho, o jantar, a conversa familiar e a hora de dormir à noite.

    • colocar a rotina com os horários em um lugar visível (geladeira);
    • exigir o cumprimento do horário, ajudando a criança a planificar e prever o tempo gasto em cada atividade;
    • ajudar a que perceba quais são as atividades mais importantes;
    • ter uma agenda familiar para aniversários, passeios familiares, competições e eventos, consultas médicas, outras atividades em geral.

A força do exemplo

 

Alguns pais acreditam que não podem educar a seus filhos em relação com esta virtude, porque eles mesmos não são ordenados. Mas não é assim. De fato, os pais educam a seus filhos principalmente nas coisas em que eles estão tentando superar-se, nas coisas que tem que esforçar-se para manter um nível adequado. Por outro lado, os pais que por natureza, são muito ordenados, não compreendem às vezes como o cônjuge ou seus filhos não o são também. Consideram que a ordem deveria de existir por si em cada pessoa e, se não existe, a causa não pode ser mais que a comodidade e a preguiça. Todos somos diferentes e os pais têm que aprender a aceitar que seus filhos tais como são. Trata-se de estimular os filhos a seguirem em sua luta de superação.

 

 

 

Princípios:

  • Dar sempre o modelo.

  • Dar oportunidades para a criança.

  • Elogiar e elogiar, principalmente o esforço (encorajar), sem exigir perfeição: se uma criança de 2 anos colocou uma camisa no armário, elogiar e não destruir o seu trabalho dobrando-a.

Conclusão:

A ordem pessoal é conseguir que todos os nossos atos se ordenem para uma vida virtuosa, feliz, de acordo com a missão pessoal de cada um.

 

 

 

AUTOAVALIAÇÃO:

 

 

A MANEIRA PESSOAL DE VIVER A ORDEM

 

  1. Como vivo a virtude da ordem na vida pessoal, familiar e profissional ?

O ambiente de ordem na nossa casa é fundamental. A ordem também está muito relacionada com a limpeza, não só dos cômodos da casa, da louça, mas também das roupas limpas e bem passadas. Se os filhos não percebem esse cuidado por parte de seus pais, é pouco provável que sejam ordenados. A limpeza não é importante apenas por razões de higiene, mas também como preparação para permitir às pessoas a interessar-se pela ordem. Um ambiente limpo reflete ordem. O nosso esforço para viver a virtude da ordem, que para alguns ainda é mais difícil, é o motor para que nossos filhos consigam vivê-la também. E o sucesso profissional está muito relacionado com o planejamento, organização e eficácia que essa virtude impulsiona.

 

  1. Estabeleço o cuidado na ordem com a distribuição do meu tempo ?

Uma grande dificuldade na distribuição do tempo é saber o que é importante e o que é urgente, e também não sacrificar continuamente o importante ao urgente. É necessário ordenarmos nossas atividades no tempo, de acordo com o que é prioritário em cada momento. Vale refletir sobre o tempo que dedicamos a nossos filhos, nosso cônjuge, ao trabalho, descanso e a Deus. Uma regra que poderia nos ajudar a otimizar o nosso tempo em família é desligar o celular, ou deixar no modo silencioso enquanto estamos conversando e brincando com os nossos filhos, cônjuge ou durante as refeições. Que nunca ouçamos de nossos filhos que o celular é o nosso bem mais precioso.

 

  1. Esforço-me para guardar as minhas coisas no devido lugar ?

É importante guardar os objetos pessoais e de uso comum de acordo com uma norma lógica, que neste caso deve ser conforme a natureza e função de objetivo. Esta ordem tem duas finalidades: guardar bem as coisas para que não se deteriorem, e guardá-las razoavelmente para que se possam encontrar no momento oportuno.

 

  1. Preocupo-me em cuidar bem dos meus objetos pessoais e de uso comum?

Para ser ordenado não é suficiente apenas colocar as coisas no lugar certo, mas utilizá-las da maneira correta. Assim, os pertences podem durar bastante e os demais poderão utilizá-los se precisarem.

 

  1. Perco tempo frequentemente devido a minha desordem ?

Tenho dificuldade de encontrar documentos, boletos de pagamentos, roupas, ferramentas, utensílios pessoais devido a minha falta de ordem ? Checo atrasado aos compromissos ? Tenho consciência que a desordem, que muitas vezes caminha junto com a preguiça, atrapalha muito minha eficácia/sucesso pessoal e profissional ? A desordem exterior é quase sempre uma manifestação da desordem na nossa alma, que para corrigi-la é necessária uma decisão firme para evitar as bagunças. Quanta satisfação quando organizamos nossas coisas ! Quanta paz sentimos quando vivemos a ordem !. Quando organizamos a nossa mesa de trabalho, automaticamente começamos a organizar nossa vida interior.

 

  1. Tenho um horário bem estabelecido para acordar e dormir? Organizo o meu dia, semana, mês e ano com um planejamento bem estruturado? Tenho uma agenda e a uso com retidão? Tenho anotado aniversários importantes, compromissos, datas de pagamentos e consultas?

 

 

  1. Tenho o costume de encaminhar os meus trabalhos e projetos até o seu término? Uma pessoa que é ordenada tem o hábito de levar as coisas até o fim, sem abandoná-las no meio do caminho por cansaço ou tédio. Quem é ordenado faz o seu trabalho bem feito e dá o seu devido acabamento.

 


 

A EDUCAÇÃO DA ORDEM

 

 

  1. Consigo que as crianças sejam ordenadas ?

(Para que os filhos aprendam a ordenar bem suas coisas, podemos convidá-los a participar em atividades de ordem de nós pais. Podem ajudar a ordenar os livros da biblioteca, limpar e a ordenar os utensílios na cozinha, a fazer a mala de viagem, observar e ajudar a guardar as roupas nos armários, entre outras coisas. Novamente a importância do nosso exemplo de pais para que nossos filhos adquiram a virtude da ordem. E assim, ajudaremos a que eles coloquem os brinquedos no lugar depois de brincarem, que cada objeto pessoal esteja no seu lugar após o uso. Toalhas penduradas, sapatos, roupas e mochilas nos locais adequados).

 

  1. Ensino meus filhos a cuidarem bem dos objetos pessoais e de uso comum ?

(Na vida cotidiana, os pais podem ensinar a seus filhos a utilizarem bem suas coisas, especialmente se entendem a importância de que sejam sóbrios. Se não se entende que se trata de que os filhos aprendam a utilizar qualquer objeto adequadamente, ainda que os pais tenham dinheiro para substituir qualquer objeto que se rompe, é lógico que nem a ordem nem a sobriedade tenham sentido para os filhos.)

 

  1. Tenho o cuidado de sempre exigir a virtude da ordem nas coisas importantes ?

(O perigo para os pais radica na desordem no momento de exigir e também em exigir em alguns aspectos e em outros não. Temos que tentar não nos deixarmos influenciar pelo cansaço e comodismo. Todos podemos ter zonas de passividade em relação a ordem. Algum escreverá uma carta lógica e sistemática, mas deixará sua roupa distribuída pelo chão ao deitar-se. Outro falará e argumentará com precisão, mas terá sua mesa de trabalho em desordem. Algum se vestirá com elegância e cuidado, mas tratará o livro de qualquer modo. Trata- se de melhorar em todos os aspectos de ordem. E, para as pessoas muito ordenadas, trata-se de compreender que os demais são diferentes e aceitar-lhes tal como são.

 

  1. Desde o nascimento dos filhos, a ordem já deve ser bem estabelecida. Essa virtude deve ser muito trabalhada principalmente nos primeiros três anos de idade. Se a batalha da ordem não está ganha antes de chegar à adolescência, os pais não poderão gastar seu tempo e sua atenção em outras questões, que são mais apropriadas e mais urgentes para essa nova etapa. Não é que a ordem deixe de ser importante na adolescência, pois sem essa base prévia o desenvolvimento das demais virtudes seria muito mais difícil. A virtude da ordem deverá ser conquistada na primeira infância, mas mesmo depois de alcançada, deverá sempre ser cobrada pelos pais, pois ela tende a ser vencida pela preguiça, comodismo e cansaço inerente ao ser humano.

 

  1. Observo com atenção como está a virtude da ordem nos outros hábitos básicos? Tenho uma rotina bem estabelecida quanto ao sono, higiene e alimentação ? Aproveito para desenvolver a autonomia das crianças em cada um desses hábitos? Meu filho tem uma rotina saudável de sono? Ele adormece sozinho no mesmo horário, na sua própria cama e a noite toda? Organizo bem o cardápio e os horários das refeições? Preocupo- me com a higiene, em especial da escovação dos dentes?

 

  1. Meus filhos costumam chegar no horário ao colégio ?

(Atualmente é muito comum a correria das famílias na hora de sair pela manhã. E muitas vezes essa correria é por falta de ordem e planejamento de nós pais. E a correria vem acompanhada de atrasos, bagunças na casa e falta de asseio pessoal dos nossos filhos, como dentes sem escovar, cabelos revoltos, esquecimentos de materiais, nervosismo e estresse por parte dos pais. Algo que pode nos ajudar, é deixar as roupas e sapatos dos filhos organizados na noite anterior. Planejar o horário de acordar com tempo para evitar imprevistos.

Esforçar para dormir no horário. Podemos deixar a mesa do café da manhã parcialmente arrumada. E ainda organizar o material escolar e checar as agendas na noite anterior.)


 

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