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Competência do mês de setembro: PROFISSIONALISMO

Material de Apoio e Estudo - Ensino Fundamental I

09
Set
2021

 PROFISSIONALISMO

Competência do mês de setembro

No mês de setembro o programa Leader 100 nos apresenta a competência do profissionalismo. Como podemos ajudar nossos filhos a levar a sério os estudos como algo profissional? Juntamente com esse tema muito especial para valorizarmos o tempo dedicado à educação dos nossos filhos, o material Quero Querer está ajudando nossos pequenos e pequenas a serem mais autônomos e a  adquirirem maior responsabilidade e independência dentro dos limites de suas idades e condições físicas. Assim, eles conseguirão um maior domínio sobre si mesmos e saberão como se portar na sociedade em que estão cada vez mais inseridos. Somos convidados a refletir um pouco em nossas reuniões de formação de pais sobre a seriedade e dedicação com que realizamos as nossas tarefas, seja no trabalho profissional, nos estudos e mesmo nos afazeres domésticos, com comprometimento e responsabilidade.

São Josemaría Escrivá, em seu livro Caminho, nos pontos 332 e 334, diz: “Aquele que puder ser sábio, não lhe perdoamos que não o seja… O estudo, a formação profissional, seja qual for, entre nós é obrigação grave”. No ideal da educação personalizada precisamos nos empenhar em dar o melhor de nós mesmos para que aos poucos possamos ir adquirindo domínio sobre o nosso ser pessoa e a nossa participação nesse mundo. Também precisamos almejar os bons resultados, conquistar melhores rendimentos e prestígio nos nossos afazeres para sermos reconhecidos, valorizados e assim contribuirmos para um mundo melhor. Alcançamos isso realizando as coisas com capricho, ordem, responsabilidade e, acima de tudo, com alegria. E nem podemos pensar em amenizar um pouco que seja esse propósito de dar o melhor de si, pois para alcançar um bom nível no trabalho profissional é preciso muito estudo, empenho, método e sistematização.

Precisamos refletir um pouco sobre como temos orientado nossos filhos e alunos no que diz respeito aos seus afazeres. Tempo que dedicamos ao estudo, a leituras clássicas e a conversas e reflexões sobre temas relevantes à sociedade em que vivemos. Nível e grau de exigência que temos tido com os resultados acadêmicos dos nossos filhos, mesmo estando eles no primeiro ano do Ensino Fundamental, o capricho com a letra, com o caderno, o cuidado com o seu material. Como temos incentivado o preenchimento do tempo livre dos nossos filhos e o nosso mesmo, com lazer saudável, atividades educativas e informativas evitando o ócio e a passividade das telas. 

Para ajudar nessa nossa reflexão podemos pensar e discutir os pontos abaixo, que encontramos na plataforma do Leader 100:

1. Estamos sendo exigentes com nossos filhos e incentivando-os a obter melhores notas?

2. Sabemos se nossos filhos cumprem suas obrigações escolares e extracurriculares e que resultados eles têm?

3. Gastamos tempo revisando sua lição de casa e sabemos como ela se aplica em cada um dos assuntos antes de fazer os exames? Nós os ajudamos a estudar melhor e corrigir erros (erros ortográficos, pontuação, etc.)?

4. Mostrar interesse pelas atividades escolares e extracurriculares, tanto nas conquistas como nos fracassos das crianças. Ajudar e apoiá-las no estudo diariamente, mesmo que seja apenas por alguns minutos. Criar com seus comentários uma imagem positiva da escola e das atividades extracurriculares, como locais de desenvolvimento pessoal, onde se pode aprender muitas coisas úteis para a vida.

5. Falar calmamente com as crianças, pelo menos uma vez por semana, transmitindo de forma encorajadora o impacto positivo da educação no caminho da vida. Não educar ou incentivar a estudar com base na raiva.

6. Ajudar as crianças a ter um plano de estudo semanal no qual o tempo de estudo de cada matéria esteja previsto.

 
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